2012-08-08

'Tenho um subordinado bom, mas que se julga melhor do que os colegas' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 08/08/2012, com um ouvinte que tem um subordinado que se julga melhor do que os colegas.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Tenho um subordinado bom, mas que se julga melhor do que os colegas'

estrela

"Sou chefe de um departamento e tenho doze subordinados", um ouvinte escreve. "Um desses subordinados é bom naquilo que faz, mas tem um defeito: ele se julga melhor que os colegas. Dia sim, dia não, ele vem falar comigo e faz comentários sobre a maneira como seus colegas trabalham ou se comportam. Mesmo após de eu ter dito claramente a ele para se preocupar apenas com o próprio trabalho, a atitude dele não mudou. Não tenho dúvidas de que ele se vê como meu eventual substituto e até acredito que ele tenha potencial para isso, mas a atitude dele, além de me incomodar, causa muita antipatia entre os colegas. Não sou um chefe do tipo ameaçador ou destemperado. Tento ouvir e orientar, mas vejo que nesse caso meus argumentos não têm surtido efeito. O que você sugere que eu faça?"

Eu tive uma experiência bem parecida. E o que eu fiz foi chamar o subordinado e, num tom de voz bem tranquilo, dizer a ele o seguinte: "Vou falar durante cinco minutos. Enquanto eu estiver falando, por favor, não me interrompa." Aí, expliquei ao subordinado que ele era muito bom, que tinha potencial. Mas que o comportamento dele estava causando problemas. Expliquei quais eram esses problemas e o que ele precisaria mudar.

Terminei dizendo que ele tinha duas opções: mudar e continuar na empresa ou ser dispensado naquele momento. Então, perguntei se ele queria continuar, e deixei claro que qualquer resposta dele que não fosse "sim", seria entendida como "não". Ele respondeu que sim. Mudou o comportamento e teve uma bela carreira na empresa.

Se ele tivesse respondido qualquer outra coisa, eu estava com a dispensa dele pronta. Não tive nenhum prazer em fazer o que fiz e acredito que você também não terá. Mas bem poucas coisas são mais ruinosas para um chefe do que perder a autoridade.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Apoiadíssimo! Essa atitude de chegar e colocar tudo as claras é o melhor a fazer para se controlar uma situação.