2012-09-21

'Qual é a melhor desculpa para faltar no trabalho e fazer entrevista em outra empresa?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 21/09/2012, com as melhores desculpas para faltar ao trabalho para ir fazer uma entrevista de emprego em outra empresa.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Qual é a melhor desculpa para faltar no trabalho e fazer entrevista em outra empresa?'

resfriado trabalho

Um ouvinte pergunta: "Qual é a melhor desculpa que eu posso dar a meu chefe para faltar ao trabalho e ir fazer uma entrevista em outra empresa?"

Bom, há várias boas desculpas. A mais utilizada é a da doença. No dia da entrevista, ligue para sua empresa e peça para um colega avisar ao chefe que você irá faltar porque está passando mal. No dia seguinte, pela manhã, vá ao médico da empresa e explique que você teve uma diarréia monumental e que ainda se sente fraco, desidratado, mal dormido e mal alimentado, mas que decidiu vir trabalhar assim mesmo. Você talvez até receba um cumprimento do seu chefe por sua atitude de bravura.

A segunda desculpa é a do compromisso pessoal. Muita gente usa, mas é preciso ser firme, caso o chefe resolva ser enxerido. Afinal, você dirá com firmeza, "assunto pessoal é assunto pessoal" e não precisa ser explicado.

Outra desculpa muito usada quando a entrevista ocorre logo pela manhã é a do carro quebrado. Nesse caso, não se esqueça de aplicar um pouco de graxa nos dedos para adicionar um elemento irrefutável a uma explicação que poderia ser interpretada como invenção.

Há outras desculpas menos criativas, como "perdi a hora". E outras excessivamente criativas, que geralmente começam com a frase: "Chefe, o senhor não vai acreditar". É claro que ele não vai.

No fim, qualquer desculpa será plausível, porque todas as empresas marcam entrevistas durante o expediente e sabem que as outras fazem a mesma coisa. Talvez alguém pergunte: "E a sinceridade, onde é que fica?" Fica distante. A transparência deveria ser a regra, mas não foi a pergunta de nosso ouvinte, que aparentemente acredita que é melhor ser fosco e não correr o risco de ficar sem o emprego atual, caso não seja aprovado na entrevista.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: