2012-10-11

'Como me aproximar de diretor de empresa em que quero trabalhar sem me atrapalhar?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 11/10/2012, com dicas de como abordar um diretor de empresa em um evento.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Como me aproximar de diretor de empresa em que quero trabalhar sem me atrapalhar?'

evento corporativo

Um ouvinte escreve: "Vou participar de um evento no qual estará presente um diretor de uma empresa muito reconhecida e respeitada no mercado. Desejo estabelecer um contato com ele, porque gostaria muito de trabalhar na empresa dele. Como cerca de cem profissionais, de diversas empresas, estarão participando do evento, gostaria de saber como posso me aproximar desse diretor sem ser inconveniente e deixar uma boa impressão."

Bom, vou lhe dizer o que já vi funcionar numa situação assim, e o que vi dar errado. O que não funciona é abordar o diretor e começar a discorrer sobre o que você faz, explicando em minúcias o seu trabalho. Essa é quase sempre a atitude de quem está ansioso e transforma essa ansiedade em um discurso interminável. Quando isso acontece, o mais provável é que o diretor tente se afastar o mais rápido possível.

O que funciona, se você encontrar no evento alguém que conheça esse diretor, é pedir para ser apresentado a ele. Se não houver essa possibilidade, você deve abordar o diretor em um momento em que ele estiver sozinho. Aí, você terá 30 segundos para dar o seu recado. Apresente-se dizendo claramente o seu nome, cargo e empresa. E fale mais ou menos o seguinte: "Tenho um sonho antigo de trabalhar em sua empresa. Peço desculpas por abordá-lo dessa forma tão direta, mas se eu perdesse essa oportunidade, eu iria me lamentar pelo resto da vida."

E aí, pare de falar. Alguma coisa o diretor irá lhe responder. E eu não tenho como antever o que seria, mas normalmente há uma troca de contatos. Talvez não sua com o diretor pessoalmente, mas com alguém que ele indicaria para você procurar.

Um diretor é alguém que está convencido de que o tempo dele é muito valioso. Falando só 30 segundos, você faz um afago na vaidade dele, demonstra não ser prolixo e deixa uma ótima impressão inicial.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: