2012-10-18

É sábio escutar antes de falar - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 18/10/2012, sobre escutar antes de falar.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

É sábio escutar antes de falar

ouvir escutar antes de falar

Uma ouvinte escreve: "Comecei a trabalhar em uma nova empresa e a primeira recomendação que ouvi de uma colega, antes mesmo que ela pudesse me conhecer, foi esta: 'Tome muito cuidado com o que você fala.' Levei um susto porque sou uma pessoa expansiva e direta. E se eu tiver que me policiar a cada vez que for abrir a boca, vou deixar de ser eu mesma. Será que minha colega exagerou no conselho?"

Bom, eu acho pouco provável que ela tenha exagerado. Quem faz uma sugestão dessas já deve ter visto muito peixe morrer pela boca. Você evidentemente terá tempo suficiente para avaliar o alcance da sugestão que sua colega lhe deu. E a melhor maneira de fazer isso é passar dois ou três dias prestando atenção às coisas que serão ditas ao seu redor.

Não creio que você tenha ingressado num claustro, onde todos fizeram voto perpétuo de silêncio. Possivelmente, o que a sua colega quis lhe dizer é que a direção da empresa é bastante sensível com relação a alguns temas. Ouvindo, você descobrirá quais são eles.

Para citar alguns exemplos de assuntos não aconselháveis, que podem, ou não, ser o caso da sua empresa, eu mencionaria: problemas pessoais, religião, política, reclamações a respeito de salários e críticas à maneira como a empresa é gerida ou ao comportamento das chefias.

Como eu não conheço uma só empresa que vede toda e qualquer manifestação de vida inteligente dentro de suas paredes, posso lhe assegurar que você terá liberdade para se expressar de maneira expansiva e direta, em muitos temas. Dedique os primeiros dias a descobrir quais são eles.

Eu diria que essa sugestão vale igualmente para qualquer novo funcionário de qualquer empresa. Mesmo que nenhum colega o tenha alertado para o óbvio fato de que é sábio escutar antes de sair falando.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: