2012-10-05

'Pesquisa de clima interno aponta ambiente de desconfiança e meu chefe encarou o resultado com ironia' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 05/10/2012, com uma empresa que fez uma pesquisa de clima organizacional, descobriu que o clima não andava nada bom e não fez nada até agora.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Pesquisa de clima interno aponta ambiente de desconfiança e meu chefe encarou o resultado com ironia'

pesquisa clima organizacional

Uma ouvinte escreve: "Em uma pesquisa de clima interno em minha empresa, os funcionários apontaram como o maior problema o ambiente de desconfiança. Não temos qualquer informação sobre a situação da empresa, ninguém sabe se está mais perto de ser promovido ou dispensado, e as cobranças são sempre feitas em tom de ameaça. Todos nós sabemos que isso vem ocorrendo há muito tempo, mas nunca havíamos tido a oportunidade de manifestar nossa opinião. Imaginávamos que a pesquisa provocaria alguma mudança para melhor, mas ocorreu o contrário. As chefias encararam o resultado com ironia. Meu chefe até comentou que pesquisas desse tipo só servem para que empregados com problemas pessoais possam descarregar seus complexos em cima da empresa. Existe alguma coisa que possamos fazer, já que provavelmente a pesquisa será engavetada?"

Bom, vamos começar pensando porque uma empresa faria uma pesquisa dessas se não havia a intenção de levar a sério a opinião dos empregados. E porque, após descobrir que o resultado foi negativo, mesmo assim a empresa permitiu que ele fosse divulgado. Eu não consigo encontrar uma explicação plausível. E só posso deduzir que algo será feito, embora a empresa tenha cochilado ao não informar o quê, ou quando.

Mesmo considerando que a empresa possa ter falhado na comunicação, eu sugiro à nossa ouvinte que tenha um pouquinho de paciência. Agora, se nada acontecer em um par de meses, a resposta para nossa ouvinte é: não há nada que você e seus colegas possam fazer, a não ser mudar para outra empresa. Ou, para uma que não faça pesquisas que só vão piorar aquilo que já não está bom ou, de preferência, para uma que faça e acredite naquilo que os empregados dizem.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: