2013-01-10

'Como explicar em uma entrevista que tranquei dois cursos e me formei apenas aos 25 anos?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 10/01/2013, com um ouvinte que demorou a se formar e agora quer saber como explicar isso em uma entrevista de emprego.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Como explicar em uma entrevista que tranquei dois cursos e me formei apenas aos 25 anos?'

recem formado desempregado

Um ouvinte escreve: "Comecei e tranquei duas faculdades antes de completar meu curso superior. O resultado é que estou me formando aos 25 anos, enquanto a maioria dos jovens de minha idade se forma três ou quatro anos antes. Como explico isso em uma entrevista?"

Bom, quem disse que você precisa explicar? Para começar, não coloque em seu currículo os cursos iniciados e não terminados. Coloque apenas o que você concluiu, porque certamente é por causa dele que você está sendo entrevistado para uma vaga.

Pode ser que um entrevistador mais minucioso queira saber porque você não se formou mais cedo. Mas você pode explicar que demorou um pouco até decidir que curso fazer, mas que quando encontrou o seu rumo, foi em frente e está satisfeito com a escolha.

Eu espero também que você tenha trabalhado nos últimos dois anos, pelo menos. Isso facilitaria bastante a sua contratação. Se você nunca trabalhou, tenha em mente que a empresa pode preferir um candidato que tenha alguma experiência prática, além de ter o mesmo diploma que você.

De qualquer forma, você conseguirá um emprego, sem ter que mencionar os cursos interrompidos. Pode até não ser o emprego que você tenha em mente. Pode até ser em uma área diferente de sua formação. Pode até ser que o salário não seja uma maravilha. Mas o que importa é você começar o mais rapidamente possível. Daqui a dois anos, posso lhe garantir que você já terá esquecido da preocupação que está tendo neste momento.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: