2013-01-07

'Fiz críticas injustas a uma colega e não sei como me desculpar' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 07/01/2013, sobre como pedir desculpas com sinceridade pode ser a melhor ação a se tomar.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Fiz críticas injustas a uma colega e não sei como me desculpar'

desculpas i am sorry

Escreve um ouvinte: "Num momento de pressão, desabafei com uma colega dizendo a ela coisas ruins que ela não merecia ouvir. Ela ficou muito chateada e eu, mais ainda. Isso faz uma semana e nós dois paramos de conversar. Estou me sentindo cada dia mais angustiado. Sei que errei, mas não sei qual seria a melhor abordagem para remediar a situação. Pensei em mandar flores para ela, ou comprar um livro para presenteá-la. Será que funcionaria?"

Permita-me sugerir uma ação diferente e menos usual. Amanhã cedo, ao início do expediente, caminhe na direção dessa colega e, à vista de todos, diga a ela que você errou, que está arrependido e que pede sinceras desculpas por seu momento de destempero. Dito isso, não tente diminuir a sua culpa explicando os motivos que levaram você a perder a calma. Simplesmente pare de falar e aguarde a reação de sua colega.

Eu lhe asseguro que você ficará surpreso com o resultado. Se você e sua colega sempre se deram bem, e se ela não merecia ouvir o que você disse, tudo o que ela está esperando é uma reparação verbal para que as coisas voltem ao normal. Além da reconciliação profissional, você também estará dando um belo exemplo a alguns colegas que ficam amarrando a cara uns com os outros por picuinhas.

Desentendimentos no trabalho acontecem. E podem ser resolvidos rapidamente e profissionalmente. Por isso, eu não recomendo que você compre flores, ou livros, ou perfumes, ou bombons. O importante não é o valor material agregado ao pedido de desculpas. O importante é a sua sinceridade, que não custa nada e vale muito mais.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: