2013-01-02

'Não consigo relaxar até saber se passei num processo seletivo' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 02/01/2013, com um ouvinte que participou de um processo seletivo e não consegue relaxar até saber o resultado.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Não consigo relaxar até saber se passei num processo seletivo'

estressado angustiado

Um ouvinte escreve: "Participei de um processo de seleção em uma empresa. No começo éramos 18 candidatos. Fiquei entre os três finalistas e passei por quatro entrevistas, a última delas com o diretor da área, que dará a palavra final. Isso já faz três semanas. Liguei duas vezes para me informar sobre o processo, mas a secretária do diretor me aconselhou a relaxar, porque no dia em que a decisão fosse tomada, ela mesma me telefonaria para comunicar. Só que eu não consigo relaxar. Existe alguma outra coisa que eu possa fazer?"

Bom, eu imagino que você já deva ter feito o que poderia. Por exemplo, se você conhece alguém que trabalha nessa empresa, pedir para que essa pessoa acompanhe o processo internamente, e principalmente, que interceda em seu benefício. Até porque um dos outros candidatos pode já ter feito isso. Eu também sugiro que você participe de outros processos de seleção, mesmo em empresas que não sejam de seu interesse imediato. Além de melhorar a sua habilidade em dinâmicas e entrevistas, isso diminuiria a sua ansiedade, porque você deixaria de ficar o tempo todo esperando pela ligação da secretária do diretor.

Dito isso, a explicação para o que está acontecendo é mais simples do que parece. Para você, neste momento, esse emprego é a prioridade número um. Para o diretor, decidir quem será contratado talvez seja a prioridade número dezoito. A pressa dele é bem diferente da sua. Pode até ser que ele tenha decidido tirar férias e deixado a decisão para quando retornasse.

Eu sei que dizer para alguém relaxar é fácil, quando não estamos na pele da pessoa. Portanto, não relaxe. Nem agora e nem depois de conseguir o emprego.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: