2013-02-28

'Só eu estou incomodado com o sistema de som instalado pela empresa' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/02/2013, com um ouvinte que é o único a se incomodar com o novo som ambiente instalado.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Só eu estou incomodado com o sistema de som instalado pela empresa'

som ambiente

Um ouvinte escreve: "Trabalho em uma grande empresa de engenharia, com milhares de empregados, mas o meu local de trabalho é um escritório pequeno, de apenas oito funcionários e num prédio à parte. Por isso sinto-me como se fizesse parte de uma micro-empresa, porque o contato com o resto da organização é feito apenas através do nosso gerente. Faz um mês, e sem consultar ninguém, nosso gerente mandou instalar um sistema de som no escritório. E agora temos que ficar ouvindo música o dia inteiro. Nosso trabalho é técnico e exige muita concentração. E a música, em minha opinião, é um fator de distração. Conversei com meus colegas e alguns opiniaram que o som ajudava a passar o tempo, enquanto outros disseram que tanto faz. Só eu me sinto incomodado. O que posso fazer a respeito?"

Bom, a primeira solução, já que você não tem a maioria a seu lado para reclamar, seria você usar plugues de ouvido. Imagino que você até tenha pensado nisso, mas desistiu porque iria se tornar alvo de gozações dos colegas. Outra possibilidade seria você pedir transferência de setor, já que a empresa é tão grande. Se isso também não for possível, sugira que o volume seja mantido bem baixo. Ou, em penúltimo caso, já que o último seria pedir a conta, renda-se à opinião da maioria.

Cada empregado tem uma coisa que gostaria de mudar no local de trabalho: a cor da parede, a persiana, os móveis e, não raramente, o próprio chefe. Mas queixas só são levadas em conta quando são unânimes. Quando só um se sente incomodado, ele tende a exagerar cada vez mais no efeito que o incômodo lhe causa, até o ponto em que os demais não entendem o motivo para tanto desgosto. O agrupamento forçado de pessoas com temperamentos diferentes é o que faz as empresas serem o que são: laboratórios para testar a paciência individual em nome da convivência coletiva.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: