2013-02-25

'Tenho quase 30 anos de carreira e currículo sólido, mas não encontro emprego' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 25/02/2013, com um ouvinte que aos 58 anos foi dispensado e está com dificuldade para encontrar um novo emprego.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Tenho quase 30 anos de carreira e currículo sólido, mas não encontro emprego'

consultores

Um ouvinte escreve: "Tenho 58 anos de idade e quase 30 de carreira. Tenho um currículo acadêmico sólido, com dois cursos superiores e três pós-graduações. Sempre fui visto como um profissional competente, mas há um ano fui dispensado num processo de redução de custos de minha empresa, que passava por uma situação ruim. Eu imaginava que não me seria difícil conseguir um novo emprego, mas está sendo. Ativei meus contatos e enviei currículos, mas não recebi sequer um único convite para uma entrevista. Não sou ingênuo e sei que a minha idade está espantando os possíveis recrutadores. Pergunto: o que seria melhor fazer?"

Bom, há duas opções. A primeira é concentrar a sua busca em empresas de menor porte, que precisam de profissionais com a sua experiência para conseguir soluções em curto prazo. Empresas de maior porte preferem contratar profissionais que possam desenvolver uma carreira mais longa.

A segunda opção é se associar a um amigo e abrir uma consultoria. A sugestão do sócio é porque você provavelmente é bom em várias coisas, mas não em todas. E um sócio complementaria o que lhe falta.

A consultoria é um dos ramos que mais cresceu nos últimos vinte anos. Porque ela permite a uma empresa resolver problemas pontuais investindo menos do que investiria se mantivesse vários profissionais de alto nível na folha de pagamento. Outra vantagem da consultoria é que daqui a dez anos, você ainda será um consultor autônomo e poderá sê-lo pelo tempo que quiser.

Mesmo que você consiga um emprego agora, você poderá se ver, daqui a alguns anos, na mesma situação que está hoje. Só que com mais idade. Então seria melhor antecipar uma decisão que dará melhores resultados se for tomada já.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: