2013-03-12

Entrevistas de emprego: Atenção aos detalhes - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 12/03/2013, sobre a atenção aos detalhes numa entrevista de emprego.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Atenção aos detalhes

entrevista de emprego

Bons entrevistadores sempre têm uma pegadinha na hora de uma entrevista de emprego. Por exemplo: em qualquer empresa é muito importante ter atenção a detalhes. Uma regra básica diz que os funcionários capazes de perceber pequenos detalhes que os outros não percebem, irão ter um desempenho melhor. O problema é que se o entrevistador perguntar ao candidato se ele é atento aos detalhes, o candidato vai responder que "Sim, é claro". E para impressionar, o candidato ainda vai citar Einstein, que disse que Deus está nos detalhes.

Mas há uma empresa que transformou a pergunta numa pegadinha interessante. O candidato aguarda a entrevista numa salinha de espera. Depois é conduzido para a sala do entrevistador. E aí o entrevistador pede que o candidato descreva os detalhes da salinha de espera. Alguns candidatos mal conseguem se lembrar da cor da parede ou de dizer quais revistas estavam sobre a mesa. Já outros se lembram de tudo, até que a salinha tinha um cinzeiro, embora na parede estivesse pregado um aviso de "Proibido fumar".

Num mundo em que as informações estão rapidamente disponíveis para todos os concorrentes, leva vantagem quem vê primeiro o que os outros só vão enxergar depois. Atenção a detalhes é uma questão de treino. Perceber detalhes significa manter o cérebro trabalhando o tempo todo, sem se concentrar em um único ponto. É uma mistura de curiosidade e visão periférica. Empresas apreciam tanto isso que, não por acaso, presidentes de empresas são pessoas que têm, entre outras habilidades, uma incrível percepção para os pequenos detalhes.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: