2013-03-29

Entrevistas de emprego: Cuidado com a roupa usada em uma entrevista - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 29/03/2013, com uma lista de três erros que o candidato não deve cometer antes mesmo de entrar na sala do entrevistador.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Cuidado com a roupa usada em uma entrevista

erro entrevista de emprego

Qualquer que seja a idade de um candidato e qualquer que seja o cargo em questão, uma entrevista de emprego sempre gera tensão. Porque ali, naquela meia hora, o futuro será decidido. Ou pelo menos, um futuro próximo.

Muitas vezes, porém, o candidato está tão preocupado com a entrevista em si, que pode dar uma derrapada antes mesmo de entrar na sala do entrevistador. Aqui vai uma lista dessas derrapadas:

Primeira: sair de casa com a roupa errada. Cada empresa tem o seu jeito de se vestir e o candidato deve seguir o padrão que a empresa segue, nem que seja para no dia anterior ao da entrevista, ficar na rua em frente a empresa observando as pessoas que entram e saem.

Segunda: chegar na hora errada. Chegar muito antes da hora marcada, tipo 20 ou 30 minutos antes, passa a impressão de desespero para conseguir o emprego. Chegar em cima da hora passa a impressão ou de desinteresse ou de falta de planejamento. E chegar atrasado não tem desculpa. O ideal é chegar 15 minutos antes da hora marcada.

Terceira: não ser cordial. A simpatia deve começar pela portaria e continuar com qualquer um que cruze o caminho do candidato. Como ele ainda não sabe quem é quem na empresa, alguém que o candidato ocasionalmente encontre pelo caminho, pode influir na decisão da contratação com um simples comentário. Por isso, passar uma primeira imagem de simpatia ajuda muito.

Além disso, o traje correto, a pontualidade e a simpatia são três coisas que ajudam o candidato a ficar mais tranquilo e mais seguro ao entrar na sala do entrevistador. E essa será uma vantagem apreciável, porque a maioria dos concorrentes estará muito tensa.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: