2013-03-27

Entrevistas de emprego: 'Quais erros não devo cometer nas entrevistas para secretária?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 27/03/2013, com dicas de erros que não se deve cometer numa entrevista de emprego para secretária.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Quais erros não devo cometer nas entrevistas para secretária?'

secretária

Uma ouvinte está começando a participar de alguns processos para vagas de secretária. E pergunta: quais erros ela não deve cometer nas entrevistas?

Bom, eu suponho que você esteja bem preparada quanto à parte técnica. Ou seja, tem os pré-requisitos de estudos, idiomas e outras habilidades que as empresas sempre pedem. Vamos então à parte não-técnica. Na contratação de uma secretária, isso tem um peso muito grande.

Secretária é uma função de confiança. Por isso, na entrevista, o seu futuro chefe vai ficar atento a certos detalhes aos quais ele não daria a atenção se estivesse preenchendo outro tipo de vaga.

Então, primeiro, vista-se com elegância, mas discretamente. E, principalmente, não exagere, nem na maquiagem, nem no perfume, nem nos anéis, pulseiras e brincos. Unhas longas e cores de esmalte chocantes também mais atrapalham que ajudam.

Segundo, não coloque nada sobre a mesa, nem a bolsa, nem o celular, que deve ser desligado antes de você entrar na sala.

Terceiro, fale apenas o estritamente necessário. Não fique contando longas histórias. Não por acaso, a palavra "secretária" vem de "segredo".

Quarto, sorria sempre que houver uma chance de sorrir. Isso vai passar uma imagem de uma pessoa agradável, com quem valerá a pena o chefe conviver oito horas por dia.

Quinto, se surgir uma pergunta pessoal, não fique ofendida. Por exemplo: você namora? Apenas responda que o entrevistador não precisa se preocupar, porque você já organizou muito bem a sua vida pessoal e ela nunca irá interferir no seu trabalho.

Finalmente, quando o entrevistador lhe perguntar se existe mais alguma coisa que você gostaria de saber, responda que sim, sorria e pergunte apenas: "Quando eu posso começar?"

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: