2013-03-05

Entrevistas de emprego: Não corra o risco de pisar na bola durante as entrevistas - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 05/03/2013, com uma dica para ir preparado para uma entrevista de emprego: conhecer a empresa através de seu site.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Não corra o risco de pisar na bola durante as entrevistas

sites corporativos

Hoje em dia conseguir um emprego está difícil, mas conseguir uma entrevista de emprego também não é fácil. Para cada vaga que aparece, há uma legião de candidatos. Só que poucos irão ter a oportunidade de encarar um entrevistador. Por isso, aqueles que conseguem não podem correr o risco de pisar na bola, precisam estar preparados.

E uma boa dica para se preparar bem é entrar no site da empresa e entender direitinho o que ela espera de um candidato a emprego. Aqui vai um exemplo prático. Quem entra em sites de grandes empresas, logo vê aqueles quadrinhos de sempre: "Quem somos", "Nossa história", "Nossa missão". Mas algumas têm outro quadrinho, bem destacado de "Responsabilidade Social". Logo, um candidato que tenha uma história para contar, nem que seja a doação de um par de meias para a Campanha do Agasalho, terá mais chances de ser contratado do que um que nunca se preocupou com o assunto.

Outro exemplo: sites de bancos. Neles, muita ênfase é dada ao grupo e ao trabalho em equipe. Mesmo sendo agressivos nos negócios externos, bancos querem cooperação no relacionamento interno. Por isso o candidato deve caprichar no "nós" e economizar no "eu".

Sites de empresas também estão repletos de informações numéricas e de mercado, que o candidato pode encaixar em suas respostas. Por exemplo, para aquela pergunta inevitável, "Por que você gostaria de vir trabalhar conosco?", há uma resposta boa, do tipo "Porque eu acredito no meu potencial e sei que vou poder contribuir". Mas há uma resposta melhor: "Porque eu quero fazer parte de uma organização que vem crescendo 12% ao ano".

Em entrevistas há respostas verdadeiras e há respostas adequadas. O candidato ideal é aquele que consegue fazer as respostas adequadas soarem verdadeiras.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: