2013-05-26

'O que vale mais: teoria ou prática?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 23/05/2013, com a velha pergunta do mercado de trabalho: o que vale mais, a teoria ou a prática?

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'O que vale mais: teoria ou prática?'

equilíbrio

Um ouvinte escreve para fazer uma pergunta muito antiga no mercado de trabalho: "O que vale mais: a teoria ou a prática?"

Na totalidade dos casos, quem faz essa pergunta ou tem teoria sem prática ou tem prática sem teoria. E se sente prejudicado porque o lado oposto parece estar levando vantagem.

Do ponto de vista das empresas que oferecem boas vagas, aquelas que atraem uma longa fila de candidatos, a teoria pesa mais na hora de contratar, mas a prática é que vai garantir a manutenção do emprego. Se num processo de seleção surgir um candidato que se defina como autodidata em Economia, sem ter concluído um curso superior, ele será facilmente superado por candidatos que tenham faculdade e pós-graduação em Economia.

Outra maneira de enxergar essa situação é a estatística do mercado. Os profissionais com curso superior ganham entre 15% e 30% mais do que os candidatos sem curso superior.

Na visão das empresas, é mais fácil ensinar a prática a quem tenha uma boa base teórica, do que ensinar teoria a quem só tenha experiência prática.

Porém, após a contratação, nem todos os diplomas do mundo irão salvar o funcionário incapaz de conseguir resultados práticos que compensem o salário que ele recebe. Ainda na visão das empresas, a pergunta do nosso ouvinte se torna irrelevante quando uma função exige alguma experiência prática anterior. Nesse caso, as empresas buscam o equilíbrio e dão preferência aos candidatos que tenham tanto a teoria quanto a prática.

O recado então seria: comece a trabalhar o quanto antes para adquirir a prática, mas não deixe de estudar para não ser barrado por falta de teoria. Dessa forma, você nunca precisará fazer a pergunta que o nosso ouvinte fez.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: