2013-06-07

Como anda sua relação com o dinheiro? - by Mauro Halfeld

Transcrição do comentário do Mauro Halfeld para a rádio CBN, do dia 07/06/2013, com três dicas para você melhorar a sua relação com o dinheiro e as suas finanças pessoais.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Mauro Halfeld, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Como anda sua relação com o dinheiro?

finanças pessoais

Como tem sido a sua relação pessoal com o dinheiro? Desgastante? Hoje eu vou dar algumas sugestões pra você tentar aprimorar as suas finanças pessoais.

Primeira: fazer uma espécie de diário listando os principais gastos do dia, durante um mês. No início isso pode parecer um pouco chato, mas eu aposto que em pouco tempo você vai perceber algumas bobagens que anda fazendo com seu suado dinheiro.

Segunda: procure uma conta de cartão de crédito do ano passado. Analise alguma compra cara que você tenha feito. Qual foi o prazer que essa compra proporcionou a você? Será que foi um prazer duradouro ou será que você logo se esqueceu ou até se arrependeu? Com isso, você vai ter uma rápida visão do que realmente lhe proporciona felicidade e vai ficar mais esperto pra não repetir gastos que não geram uma satisfação muito prolongada. Se possível, você deve repetir essa análise com várias compras, até criar uma regra pra você usar nas compras no futuro.

Terceira e última sugestão: teste o limite da sua disciplina. Digamos que você seja um viciado em comprar tênis novos. Arrume um jeito de adiar esse desejo. Fuja das vitrines por uns bons meses e comece a tratar melhor aquele calçado antigo. Você vai sentir orgulho da sua capacidade de resistência.

Ao final desses prolongados exercícios, eu aposto que você vai ficar muito mais amigo do seu suado dinheiro.

Não deixe de aproveitar o fim de semana com a sua família.

Mauro Halfeld, para CBN.


Nenhum comentário: