2013-06-27

'Como superar minha dificuldade de argumentar?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 27/06/2013, com uma ouvinte que tem dificuldade para argumentar numa reunião e uma dica de como superar essa deficiência.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Como superar minha dificuldade de argumentar?'

argumentando

Um ouvinte escreve: "Meu maior problema profissional é que tenho dificuldade para argumentar. Sempre tive, desde os tempos da escola. E por isso sempre saio perdendo nas discussões que ocorrem nas reuniões de trabalho. Fico sem resposta quando alguém me contraria e depois, repensando o assunto, consigo formular a resposta que eu poderia ter dado, mas não dei. Existe uma maneira de eu superar essa deficiência?"

Bom, para começar, isso é mais normal do que parece. Todos nós sempre encontramos a resposta perfeita quando fazemos uma reavaliação posterior de uma situação, já sem aquela pressão de termos que falar uma coisa de imediato. São poucos, bem poucos, os profissionais que no calor de uma discussão conseguem dizer exatamente o que deveria ser dito e deixar a plateia boquiaberta. De certa forma, as nossas frases mais brilhantes são sempre aquelas que formulamos depois.

Uma sugestão que eu posso lhe dar é a de escrever, antes da reunião, os argumentos que você usaria para rebater cada ponto contrário às suas ideias. Normalmente nós nos convencemos de que a nossa opinião sobre um assunto é a mais correta e não nos preparamos para os contra-ataques.

E por que escrever? Porque é mais fácil organizar ideias por escrito, voltando, relendo e reescrevendo. Basta você listar todos os argumentos contrários que possam surgir na reunião, mesmo os mais absurdos, e encontrar uma boa resposta para cada um deles. Ao fazer isso, você estaria invertendo a situação. Em vez de formular a resposta ideal depois, você a formula previamente.

Talvez não dê tudo certo já na primeira reunião, mas a repetição desse exercício fará com que você aumente não a capacidade para argumentar, que você provavelmente já possui. Mas ganhe a confiança que ainda está lhe faltando.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: