2013-07-26

'Acabei de me formar em logística e nunca trabalhei na área’ - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 26/07/2013, com um ouvinte que acabou de se formar e nunca trabalhou antes.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Acabei de me formar em logística e nunca trabalhei na área’

profissional de logística

Um ouvinte escreve: "Tenho 21 anos, acabei de me formar em Logística e nunca trabalhei. O que faço?"

Bom, sem a intenção de ser mal-criado, eu lhe diria que a pergunta correta seria: "O que eu deveria ter feito?" Então, vou começar por aí, porque outros ouvintes talvez possam aproveitar a resposta.

Ao escolher um curso, um jovem precisa ter em mente que não será preciso concluí-lo para começar a procurar trabalho na área. Já no primeiro ano, ou até antes disso, é aconselhável entrar em uma empresa que tenha aquela área, mesmo que o emprego inicial seja em outra área diferente. Uma vez dentro da empresa, será mais fácil conseguir uma transferência para a área de formação, ainda durante o curso ou após o seu término.

A segunda providência, que não invalida a primeira, é procurar fazer o maior número possível de contatos durante o curso, com professores, com colegas e com associações profissionais de classe, que poderão futuramente colaborar com uma recomendação direta a uma empresa.

Agora vamos ao caso do nosso ouvinte. Se ele não tem quem possa indicá-lo para uma vaga em Logística e se não obteve resposta caso tenha enviado currículos ou se cadastrado em sites, a recomendação é a mesma dada a quem está começando o curso: conseguir uma vaga, qualquer uma, em qualquer setor, em uma empresa que tenha uma vaga de Logística.

A diferença é que o nosso ouvinte perdeu um par de anos, ao começar a procurar emprego somente após concluir o curso. Mas há tempo suficiente para a recuperação desse período, desde que o nosso ouvinte aceite expandir a sua busca, neste momento, para além de sua área de formação.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: