2013-07-01

'Tenho 59 anos e não consigo emprego' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 01/07/2013, com uma ouvinte que perdeu o emprego e agora uma opção pode ser se tornar empreendedora.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Tenho 59 anos e não consigo emprego'

secretariado

Uma ouvinte escreve: "O impensável aconteceu em minha vida. Fui demitida pela primeira vez em minha carreira. Tenho 59 anos e trabalho desde os 21 anos como secretária executiva. Tive todos os tipos de chefes, possíveis e imagináveis, e me dei bem com todos eles porque tenho uma ótima capacidade de adaptação. Além disso, sou atualizada e nunca deixei de estudar. Imaginei que como esse meu glorioso passado profissional, encontrar outro emprego não seria difícil. Mas está sendo.

Liguei para todos os meus contatos, incluindo dezenas de secretárias que eu mesma contratei e treinei durante a minha carreira, e que hoje estão secretariando diretores de grandes empresas. Através delas fiz algumas entrevistas, mas nenhuma que resultasse em uma oferta de trabalho, qualquer que fosse o cargo ou o salário. Começo a ficar angustiada porque já estou parada faz cinco meses e minhas esperanças estão minguando, para não falar da minha poupança. O que você pode me dizer? É a minha idade que está atrapalhando?"


Sim e não. Quando alguém com o seu currículo e a sua experiência perde o emprego, a única opção possível parece ser encontrar outro emprego semelhante. Foi o que você fez, e corretamente. Porém, como isso não funcionou, existem outras opções. Uma que eu lhe sugiro é procurar escolas que ofereçam cursos para secretárias e se tornar professora.

Outra é pensar em abrir o seu próprio curso de secretariado e se tornar empreendedora. Com a sua bagagem, e eventualmente com uma sócia, você terá em mãos uma pequena empresa muito promissora. As secretárias que você treinou e hoje ocupam bons cargos poderiam mandar-lhe jovens recém-contratadas para serem treinadas.

A sua idade pode até estar sendo um empecilho para um emprego regular. Mas é uma vantagem para uma empreendedora atualizada e adaptável.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: