2013-09-20

'Gerente pediu para apresentarmos sugestões para os problemas da empresa' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 20/09/2013, com um ouvinte cujo gerente pediu sugestões para resolver os problemas da empresa.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Gerente pediu para apresentarmos sugestões para os problemas da empresa'

chefe fazendo perguntas

Um ouvinte escreve: "Sou vendedor em uma empresa que apresenta muitos problemas na parte operacional. Eu e outros vendedores fomos conversar sobre isso com o nosso gerente. E ele nos disse que podíamos apresentar os problemas, mas também deveríamos levar sugestões para a solução dos mesmos. Essa não seria a função dele, gerente, resolver problemas?"

Sim, seria. Vendedores são contratados para vender, seguindo os procedimentos estabelecidos pela empresa. Ao gerente cabe assegurar todas as condições que permitam aos vendedores obter o melhor resultado possível. E cabe a ele, também, solucionar os problemas que eventualmente apareçam. Ou por iniciativa própria, ou pedindo ajuda ao escalão superior quando o problema está além de seu poder de decisão.

Se um gerente não consegue solucionar um problema, das duas, uma: ou ele é incompetente e, portanto, não poderia ocupar a função que ocupa, ou ele depende de que algo seja feito em outra esfera da empresa. Como nosso ouvinte relatou que o gerente aceitou as reclamações feitas, posso deduzir que ele não seja tão incompetente. E muito provavelmente já estava a par de todas elas.

O que o gerente pediu foram sugestões para contornar uma situação que ele não está conseguindo resolver. Então, se um vendedor pode apresentar uma alternativa que seja viável, por que não? Muitas vezes a linha que separa a obrigação da proatividade é a mesma linha que separa o problema da solução. Cada um pode traçá-la onde bem desejar.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: