2013-09-17

'Não aguento mais trabalhar na empresa e penso em pedir demissão' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 17/09/2013, com uma ouvinte estressada que está pensando em pedir demissão.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Não aguento mais trabalhar na empresa e penso em pedir demissão'

funcionária estressada

Uma ouvinte escreve: "Sinto-me estressada. Muito estressada. Trabalho há 12 anos e tudo o que no começo me parecia suportável, agora me parece impossível de continuar aguentando. Estou pensando em pedir que a empresa me demita, para que eu possa dedicar um tempo a mim mesma, viajar, fazer um curso e depois retornar mais assentada ao mercado de trabalho. Como você vê essa possibilidade?"

Em princípio, vejo-a como um tiro certeiro no próprio pé. Daqui a algum tempo, ao retornar e começar a participar de processos seletivos, você ouvirá a inevitável pergunta sobre o motivo da sua demissão. E o que o entrevistador quererá ouvir vai além de uma boa explicação. Ele irá querer se assegurar de que você não faria a mesma coisa novamente, caso fosse contratada. Se ele não se convencer disso, ele irá optar por outra candidata, que também tenha trabalhado sob pressão, mas que não tenha entrado em parafuso.

Eu imagino que você seja uma pessoa sensível e que genuinamente acredite que os recrutadores irão se colocar em seu lugar e concordar que você tomou a decisão correta ao dar um tempo na carreira. Pode ser que um ou outro até aja assim, mas a maioria tem como objetivo zerar todos os riscos possíveis ao contratar um profissional.

Minha sugestão é que você tire trinta dias de férias. Faça um curso, viaje e volte tinindo. No mínimo, e antes de tomar uma decisão mais radical, você terá tempo suficiente para avaliar, com bastante calma, os reais motivos que estão deixando você tão estressada.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: