2013-09-19

'Não levei os estudos a sério e agora sou cobrado por isso durante as entrevistas' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 19/09/2013, com um ouvinte que não levou os estudos a sério e agora se arrepende e quer saber o que dizer em entrevistas de emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Não levei os estudos a sério e agora sou cobrado por isso durante as entrevistas'

mau estudante

Um ouvinte escreve: "Tenho 27 anos e acabei de me formar. Porém, levei 6 anos para concluir a faculdade. Perdi um ano por excesso de faltas e outro por notas baixas. Assumo que a culpa foi inteiramente minha, por não ter levado meus estudos a sério, e hoje lamento ter feito isso. Durante esse tempo tive um par de empregos, com salários irrisórios, mas como meu pai tinha uma pequena empresa, sempre achei que meu destino seria trabalhar nela.

Agora a situação mudou. Meu pai teve que vender a empresa para saldar dívidas acumuladas. E eu percebi que desperdicei muito tempo. Comecei a participar de processos seletivos, mas já no primeiro, meu histórico escolar chamou a atenção do entrevistador, que quis saber os motivos de eu ter levado seis anos para concluir um curso de quatro. Estou em dúvida se dizer que fui omisso e despreocupado irá me beneficiar ou me prejudicar."


Vamos lá. Você tem duas opções. Uma é dizer a verdade. A outra seria inventar uma história possível. Por exemplo, que você teve que ajudar na empresa do seu pai e por isso não pôde se dedicar aos estudos. Isso poderá até convencer a um entrevistador menos experiente, mas mentir nunca é o melhor caminho.

E eu lhe recomendo a primeira opção: dizer que você acordou para a realidade e quer recuperar o tempo perdido. E seria recomendável que você se matriculasse já em um curso de especialização, para demonstrar que está mesmo disposto a assumir uma atitude diferente em relação à sua carreira.

E nem preciso dizer, mas vou, que ao conseguir um emprego, o mais importante será você provar para si mesmo que realmente mudou de postura.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: