2013-09-27

'O que acontece com o Brasil?' - by Arnaldo Jabor

Transcrição do comentário do Arnaldo Jabor para a rádio CBN, do dia 27/09/2013, sobre o que acontece com o Brasil e as doenças que isso nos causa.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Arnaldo Jabor, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'O que acontece com o Brasil?'

olho brasil

Amigos ouvintes, que que tá havendo com esse país, afinal de contas? É um fio de arame sem fim, é uma corda bamba que não acaba, é uma crise atrás da outra... Desde o mensalão até hoje, não tivemos um só dia de sossego, de ânimo, de alegria de viver.

Será possível? E o pior é que essa situação não tem um nome claro. Como chamar isso? Chamar de crise, de horror, de tragédia? Qual é o nome? O pior é que essa coisa, esse troço, nos dá a sensação de alagamento, de entupimento, de que nada acaba nunca, que nada se conclui, que nada se resolve.

A imagem mais espantosa que vimos nos últimos dias foi aquele assalto mostrado na televisão com três* carros fortes sendo dinamitados por bandidos, depois que eles, com armas pesadas, fecharam, fecharam a importantíssima rodovia Anhanguera e calmamente destruíram os três* carros fortes, roubaram 8 milhões e se foram. Alguns foram presos depois, mas parecia filme americano mesmo, Duro de Matar ou alguma coisa assim.

E todo dia temos novos exemplos de escândalos não resolvidos. O que estará acontecendo, não na realidade, mas dentro das nossas cabeças, das nossas almas, nossa vida interna? Nosso organismo, vendo e vivendo esses horrores, sem poder fazer nada? O que que vai nos acontecer, apalermados diante disso aí?

Vamos ver, amigos, em qual doença você se enquadra? Muitas doenças isso provoca. Em qual delas você se enquadra?

Alguns já pensam: "Tem mais é que matar esses canalhas, mesmo!" Isso é uma doença que nada resolve, mas isso passa por nossas cabeças. É a chamada inveja da China, porque lá, essa turma já tava toda ajoelhadinha com bala na nuca. Mas não, temos que resistir, tomando o elixir da democracia, isso que é o certo.

Outros ficam com a doença da impotência. A chamada broxura política: "É assim mesmo, não há mais o que fazer, já fomos pro brejo..."

Outros ficam cínicos: "Vou meter a mão na cumbuca também. Eu não vou amar, não vou respeitar mais nada. Eles, os ladrões, é que estão certos."

E outros, mais radicais, são chamados suicidas vivos, que pensam: "Ainda bem que eu vou morrer um dia e parar de ver esse troço!"

Outros querem ditadura, militares, tipo "Fecha o Congresso! Fecha tudo!"

É isso aí, amigo. Qual é a sua doença?

* Eram dois carros fortes, mas foram três explosões.


Nenhum comentário: