2013-09-10

'Sinto-me frustrado por nunca ter assumido um cargo gerencial em meus 21 anos de carreira' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 10/09/2013, com um ouvinte que depois de 21 anos de carreira ainda não teve um cargo gerencial e quer saber como recuperar o tempo perdido.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Sinto-me frustrado por nunca ter assumido um cargo gerencial em meus 21 anos de carreira'

cargo gerencial

Um ouvinte escreve: "Já estou no mercado de trabalho há 21 anos e sempre ganhei salários razoáveis, mas me sinto frustrado por nunca ter sido considerado para um cargo de gerência. Eu tenho curso superior, mas acredito que falhei ao não prosseguir meus estudos e concluir uma pós-graduação ou um MBA, que poderiam ter me dado melhores chances de progresso profissional. Você acredita que ainda dá para recuperar o terreno perdido, uma vez que vou fazer 44 anos?"

Bom, primeiro: sim, eu concordo que continuar estudando só beneficia e nunca prejudica. E segundo: eu não creio que a falta dos cursos que você mencionou tenha sido o principal entrave para você não ter chegado a um cargo gerencial.

Várias pesquisas feitas nos últimos anos em empresas de pequeno, médio e grande porte, no Rio de Janeiro e em São Paulo, revelaram que quase metade dos gerentes não tem sequer um curso superior completo. E que somente 5% deles cursaram uma pós-graduação.

É evidente que o estudo impulsiona uma carreira, mas há três fatores que realmente garantem promoções. O primeiro e mais importante são os resultados práticos obtidos. O segundo é a capacidade de liderar, que começa a ser demonstrada antes mesmo da primeira promoção. E o terceiro é o dito marketing pessoal, a habilidade de conviver bem com as pessoas em todas as direções do organograma, para baixo, para os lados e principalmente para cima.

Portanto, sim, invista nos estudos, mas identifique qual desses três fatores impediu até agora que você fosse promovido. E se concentre nele, porque ainda há tempo suficiente para você conseguir chegar onde deseja.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: