2013-10-28

'Fico extremamente nervosa em qualquer entrevista de emprego' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/10/2013, com uma ouvinte que já fez inúmeras entrevistas de emprego, mas continua ficando nervosa nelas, e uma dica para relaxar a ansiedade.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Fico extremamente nervosa em qualquer entrevista de emprego'

ansiedade

Uma ouvinte escreve: "Já passei por cerca de vinte entrevistas e dinâmicas nos últimos 18 meses. E não consegui ser aprovada em nenhuma. Meu problema é que na hora eu fico extremamente nervosa, mesmo quando as perguntas que me fazem são simples de responder. Eu imaginava que depois de algumas entrevistas, iria me acalmar, mas isso não aconteceu. Pergunto se um caso como o meu é normal e o que eu poderia fazer?"

Não. Depois de vinte entrevistas, já não é mais normal. Nas duas ou três primeiras, sem dúvida é. E somente uma minoria que tem um tremendo autocontrole consegue passar com tranquilidade.

O que está acontecendo é que você já não sente mais receio das entrevistas em si. Porque, depois de passar por vinte, deve ter decorado todas as perguntas e deve ter encarado todos os tipos de entrevistadores.

O que está lhe causando tanto nervosismo é o acúmulo de experiências negativas, porque a cada uma delas, a sua ansiedade vai aumentando. O resultado é que você já entra na sala achando que tudo vai dar errado mais uma vez. E aí, dá mesmo.

Portanto, você precisa se relaxar. Por exemplo, com um breve exercício de respiração. Antes de entrar na sala do entrevistador, sente-se, feche os olhos, inspire devagar, conte mentalmente até três e expire. Tente fazer isso por uns dois minutos e você irá se sentir bem mais leve.

E durante a entrevista, combata a ansiedade que sobrar dando um tempinho entre a pergunta e a resposta. Pessoas ansiosas tendem a começar a responder antes mesmo de ouvir o final da pergunta.

E é só isso. Na próxima entrevista, você se sairá bem melhor.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: