2013-10-15

'Menti para meu gerente e fui trabalhar numa empresa concorrente' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 15/10/2013, com um ouvinte que mentiu para o chefe quando pediu demissão e agora está arrependido.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Menti para meu gerente e fui trabalhar numa empresa concorrente'

mentira no trabalho

Um ouvinte escreve: "Estou me sentindo desconfortável. Faz três meses, pedi demissão da empresa em que trabalhava. Ao comunicar o motivo de minha saída, eu disse a meu gerente que iria abrir meu próprio negócio. Ele me incentivou e até me liberou do aviso prévio para que eu pudesse começar mais rapidamente. Acontece que eu menti. Na verdade, aceitei uma proposta para trabalhar em um concorrente direto. Agora não consigo dormir direito, de tanto remorso, por ter contado a mentira que contei. Meu gerente já sabe que estou aqui. Você me recomendaria conversar com ele e, sei lá, pedir desculpas? Como você acha que ele reagiria?"

Bom, quanto a primeira parte, sim. Você deve fazer um contato com o seu gerente se isso for ajudá-lo a tirar um pouco de peso da sua consciência. E, de preferência, por escrito: uma carta ou um e-mail. Sem entrar em muitos detalhes, para não se comprometer além da conta, escreva que você lamenta o que ocorreu em sua saída e que se sente mal por isso.

A segunda parte, a da reação do seu gerente, é mais fácil de antever. Ele não irá lhe responder e nem atenderá se você decidir ligar só para saber se ele recebeu a sua mensagem. Ele foi enganado, numa situação em que não precisava ser.

Então, tudo está dentro da normalidade. É normal que você esteja arrependido. E é normal que o seu gerente ignore a sua mensagem. Mas ela poderá ser útil algum dia, quando, eventualmente, alguma empresa ligar para esse gerente pedindo informações sobre você. Ele já saberá que você é um pouco melhor do que demonstrou ao sair, e talvez amenize a avaliação que fará sobre a sua conduta.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: