2013-10-21

'Quero voltar ao mercado de trabalho após 21 anos afastada depois de ter sido mãe' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 21/10/2013, com uma ouvinte que se afastou do mercado de trabalho por 21 anos para cuidar de seus filhos e agora quer retornar.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Quero voltar ao mercado de trabalho após 21 anos afastada depois de ter sido mãe'

mulher madura trabalhando

Uma ouvinte escreve para confessar que tem 47 anos e relata: "Trabalhei em empresas dos 18 aos 26 anos, mas parei quando nasceu o meu primeiro filho. Hoje, com dois filhos criados que já não precisam mais tanto de mim, ou pelo menos é isso o que eles me dizem, estou pensando em voltar a trabalhar. Meu currículo, eu sei, não me recomenda, porque passei 21 anos fora do mercado. Mas tenho formação superior e pergunto se as empresas me descartariam sem sequer me dar uma chance de mostrar o meu valor?"

Não, não descartariam se você bater na porta certa. A minha sugestão é que você comece buscando vagas temporárias. Se você fizer uma busca na internet, encontrará sites que oferecem vagas desse tipo para pessoas acima de 40 anos.

A vantagem desse recomeço mais lento, e se possível em meio período, é que você terá tempo para se acostumar com as mudanças que aconteceram no mercado de trabalho nesses últimos 20 anos, e que não foram poucas, tanto no campo tecnológico quanto no de relações humanas.

Um trabalho temporário, mesmo que não seja exatamente o tipo que você tem em mente, nem ofereça o salário que você gostaria de começar ganhando, lhe daria a oportunidade de entrar em uma empresa e mostrar o seu trabalho e a sua dedicação.

Se não der certo logo na primeira empresa, dará em alguma outra. E aí você será efetivada sem precisar passar pela preocupação de ter que explicar a desconfiados entrevistadores, que você tem energia e conhecimento para reiniciar a carreira. Boa sorte!

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: