2013-11-20

'Meus subordinados não mostram confiança em mim' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 20/11/2013, com uma ouvinte que foi promovida a chefe e está tendo problemas em mostrar liderança.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Meus subordinados não mostram confiança em mim'

mulher desconfiada

Uma ouvinte escreve: "Fui promovida a chefe de meus colegas. Coordeno o trabalho de 25 deles, sendo a maioria mulheres. Sempre tive um perfil mais voltado para a análise e o planejamento, e não sei porque a empresa me escolheu para ser promovida. Acredito que tenha sido por minha dedicação. O problema é que meus colegas, que agora são meus subordinados, não mostram confiança em mim. E falam mal de mim pelas costas, embora não me faltem ao respeito pessoalmente. O resultado é que peço coisas e elas não são feitas. Não sei bem como mudar esse quadro."

Bom, vamos começar pelo que parece mais elementar. A sua empresa errou ao promover você. Um dos fatores que mais influem em promoções é a liderança. E você mesma reconhece não ter esse perfil.

Para se tornar eficaz como chefe, você precisará tomar algumas medidas que provavelmente nunca foram do seu feitio, como exigir que o trabalho seja feito, elogiar a quem o faz bem feito e punir os que não cumprem com as suas determinações. Ou seja, você precisará mudar o seu comportamento e se tornar mais assertiva e mais incisiva, sem deixar de ser a pessoa que seus colegas admiravam como companheira de trabalho.

Ao falar mal de você pelas costas, eles estão dizendo que todo grupo precisa de um chefe e você não está sendo a chefe que eles precisam.

Se você não acredita que poderá operar essa mudança em si mesmo, não sofra. A maioria dos profissionais não tem interesse em assumir uma posição de chefia. E provavelmente você também não tinha.

A melhor sugestão que posso lhe dar é procurar outro lugar para trabalhar, em uma função que seja compatível com o seu perfil, o seu temperamento e a sua dedicação.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: