2013-11-28

'Tenho 32 anos e nunca fiz uma entrevista' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/11/2013, com dicas para fazer uma boa entrevista de emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Tenho 32 anos e nunca fiz uma entrevista'

entrevista de emprego

Um ouvinte escreve: "Tenho 32 anos e nunca fiz uma entrevista. Tive três empregos em 12 anos e ingressei nas três empresas por convites diretos. Agora, através de um amigo, fiquei sabendo de uma vaga muito interessante em uma grande empresa e decidi participar do processo seletivo. Enviei meu currículo e fui convocado para uma entrevista com o diretor da área. Não sei se eu deveria estar preocupado, mas a verdade é que estou. Muito preocupado. O que o entrevistador espera que eu diga? E o que eu não devo dizer?"

Vamos tentar simplificar. Qualquer entrevista tem dois propósitos. O primeiro é o de entender melhor o seu currículo. E o segundo é descobrir se vale a pena ter você como colega de trabalho.

Na primeira parte você responderá a perguntas sobre a sua rotina diária e o seu nível de decisão. São perguntas bem específicas, apenas para garantir que tudo o que você relatou no currículo é realmente verdade.

Na segunda parte você responderá a perguntas sobre o seu relacionamento com chefes e colegas, as suas ambições, os seus pontos fortes e algumas de suas características pessoais.

Uma dica é não falar nada além do que lhe for perguntado. E outra é não fazer nenhum tipo de crítica. Uma terceira dica é procurar conciliar o seu tom com o tom do entrevistador. Se você for, por exemplo, uma pessoa muito expansiva e o entrevistador se mostrar mais reservado, controle-se. Como a decisão depende dele, quanto mais você se parecer com ele, maiores serão as suas chances de ser contratado.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: