2013-12-25

'Gerente quer mostrar serviço, dá palpites e parece que estou sempre me defendendo. O que fazer?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 25/12/2013, com um ouvinte que é azucrinado por uma gerente que não entende do trabalho, mas fica dando palpites para tentar mostrar serviço.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

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'Gerente quer mostrar serviço, dá palpites e parece que estou sempre me defendendo. O que fazer?'

trabalhador cansado

Um ouvinte escreve: "Trabalho há 7 anos na área de TI. Semanalmente temos uma reunião com participantes de todas as áreas da empresa para discutir aspectos operacionais. Eu represento a minha área nessa reunião e nunca tive problemas, mas agora passei a ter um. Uma gerente de planejamento, contratada faz um par de meses, passou a dar palpites em meu trabalho. Não só no meu, mas no de todas as áreas.

Acredito que ela queira mostrar serviço, mas eu fico irritado só de ouvir as coisas que ela fala, porque o entendimento dela em relação ao trabalho de TI é um zero à esquerda. Se eu apresento um cronograma, por exemplo, ela me questiona o que poderia ser feito para que o tempo pudesse ser encurtado. Eu creio que passo a impressão de que estou sempre me defendendo e não gosto disso, mas não sei como reagir."


Vamos lá. Para começar, não fique irritado, porque a irritação é inimiga da inteligência. Depois de 7 anos em TI, você sabe uma infinidade de coisas que o resto não sabe. O que você precisa fazer é apenas misturar diplomacia e competência. A diplomacia lhe permite evitar conflitos e a competência lhe permite amedrontar a quem fala sem base.

A maneira de fazer isso é passando da situação atual, na qual você somente dá respostas, a uma situação em que você faz perguntas. Se a dita pessoa lhe perguntar algo, elogie a sagacidade dela e devolva com outra pergunta, utilizando termos técnicos. Se ela lhe pedir para simplificar, faça outra pergunta, simplificando um pouco, mas não muito. Rapidamente a pessoa perceberá que há outras pessoas mais fáceis de azucrinar na reunião e deixará você em paz.

Max Gehringer, para CBN.


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