2013-12-11

'Passei muito tempo estudando e agora não consigo emprego' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 11/12/2013, com o depoimento de um ouvinte que passou muito tempo só estudando e agora tem dificuldade em conseguir um emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Passei muito tempo estudando e agora não consigo emprego'

estudante idoso

Um ouvinte escreve para fazer uma confissão. Ele diz: "Creio que sou um exemplo bem acabado de algo que você já comentou. Passei muito tempo só estudando e acumulando diplomas e certificações, sem ter começado a trabalhar. Hoje estou perto de completar 29 anos e continuo estudando. Somente no ano passado comecei a procurar um emprego e até agora não consegui. Nem mesmo em empresas para as quais fui indicado por amigos, eu consegui entrar.

Os recrutadores têm sido sinceros comigo. Eles me dizem que não vêem sentido em contratar alguém de 28 anos sem nenhuma experiência prática, quando podem recrutar um candidato com o estudo que a função exige, mas com experiência anterior.

Analisando a minha trajetória, ou a falta dela, acredito que meu maior problema foi a insegurança. Eu sempre achava que ainda não estava 100% pronto para o mercado de trabalho, mas que estaria com só mais um curso adicional. Aí eu concluía o curso e voltava a dizer o que já tinha dito, que eu precisava de mais um, só mais um e estaria pronto.

Eu vou continuar procurando, mas gostaria de deixar registrada a minha situação, para evitar que outros façam o que eu fiz."


Bom, da minha parte, concordo com tudo. Ninguém esteve, está ou estará 100% preparado para começar a trabalhar. Porque é exatamente trabalhando que vamos aprender o que falta, e que não é pouco.

Estudar é bom, mas a partir do primeiro ano de faculdade, nós estudamos para complementar a experiência que a prática ensina, e não para substituí-la. Por isso, a melhor idade para começar a trabalhar é aquela em que ainda sabemos pouco.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: