2013-12-19

Um psicólogo na área de compras? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 19/12/2013, com o caso de um ouvinte que trabalha na área de compras de uma empresa e que recebeu um colega formado em Psicologia.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Um psicólogo na área de compras?

psicólogo

Um ouvinte escreve: "Estamos vivendo uma situação meio estranha. Trabalhamos no setor de compras de uma multinacional. Recentemente foi contratado um colega formado em Psicologia. A explicação dada por recursos humanos foi a de que a diversidade na formação poderia agregar valor ao negócio e ao ambiente de trabalho. Em nossa opinião, não está agregando.

Essa pessoa gosta de oferecer conselhos pessoais e profissionais sem que a gente solicite, algo que, creio eu, esteja de acordo com o que ele aprendeu na faculdade, mas não agrega nada aos resultados da nossa área. Não queremos demonstrar abertamente a nossa insatisfação, até para não desgastar um profissional que só está tentando praticar o que estudou, mas gostaríamos de saber como contornar essa situação."


Vamos lá. A ideia de contratar um profissional com formação diferente é boa, porque ele pode contribuir com uma nova visão. A contratação de engenheiros para a área de vendas, por exemplo, é uma iniciativa que vem trazendo ótimos resultados para muitas empresas.

O que talvez tenha faltado no caso da sua empresa foi uma explicação prévia ao contratado. Um engenheiro sabe que a função primordial dele na área de vendas será vender e não ficar procurando rachaduras na estrutura do prédio. E um psicólogo na área de compras pode aplicar o que aprendeu para conseguir melhores condições junto aos fornecedores e não para promover sessões individuais de terapia.

Conversem então com o seu gerente. Com o devido tato, ele explicará a recursos humanos que a iniciativa foi muito boa, mas que necessita de um pequeno ajuste.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: