2014-01-09

'Não sei o que posso oferecer de diferente ou especial a uma empresa' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 09/01/2014, com uma ouvinte que acha que não tem nada a oferecer para empresas.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Não sei o que posso oferecer de diferente ou especial a uma empresa'

moça mulher deprimida

Uma ouvinte escreve: "Estou muito indecisa. Eu me formei há dois anos, não consegui um emprego na área de minha formação, aceitei uma vaga abaixo de minha qualificação, não me adaptei, mudei para outra, praticamente igual, porque foi o que apareceu, e por isso meu astral está bem baixo. Não sei o que posso oferecer de diferente ou especial a alguma empresa e por isso costumo ir mal em entrevistas."

Realmente, você precisa tonificar o seu astral. Vamos então começar com o que você pode oferecer.

Se você voltar no tempo e recordar seus primeiros anos de escola, certamente se lembrará de que havia matérias das quais você gostava e outras que não apreciava. Todo mundo é assim. Quem tem uma queda natural para números, geralmente não é entusiasta de letras.

Mas uma coisa é certa: é impossível que você não seja muito boa em pelo menos um aspecto profissional que seja de interesse das empresas. Se você está tão confusa que não consegue discernir que aspecto é esse, pergunte a amigos sinceros que conheçam você há algum tempo. O que eles veem de especial em você?

Normalmente quem promove uma mini-pesquisa como essa, acaba se surpreendendo, porque a opinião da pessoa sobre si mesma quase nunca bate com o consenso alheio. E pior, a tendência é a de que a pessoa diga: "Não, eu não sou assim, vocês estão enganados."

Eu lhe sugiro fazer essa rodada de consultas e acreditar naquilo que você for ouvir. E aí comece a investir naquilo que os outros veem de positivo em você. Porque o que você vê talvez seja apenas o reflexo daquilo que você gostaria de ser e mostrar, e não daquilo que você realmente tem a oferecer.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: