2014-02-05

'Fui informado confidencialmente que serei substituído' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 05/02/2014, com um ouvinte que foi informado por um colega que será despedido e pergunta se deve ir falar com o chefe.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Fui informado confidencialmente que serei substituído'

boatos no trabalho

Um ouvinte escreve: "Confidencialmente, fui informado por um colega de confiança que vou ser substituído. Estou nessa empresa há oito meses e nunca ouvi de meu chefe qualquer restrição a meu desempenho. Devo ir falar com ele? Se for, devo dizer que tomei conhecimento da notícia da minha substituição, mas sem citar a fonte, já que a pessoa que me deu a informação poderia ser prejudicada se eu revelasse o nome dela?"

Bom, o mais indicado para evitar que você comprometa não só a essa pessoa, como também a si mesmo, seria solicitar a seu chefe uma avaliação. Para despertar suspeitas, você pode começar dizendo a ele que tem se esforçado para fazer um bom trabalho, mas que gostaria de saber se o seu desempenho tem sido satisfatório.

Aí, preste atenção à reação do seu chefe. Se ele se mostrar meio incomodado ou lhe der uma resposta evasiva, esses já são sinais de que a notícia de sua substituição pode ser verdadeira. Digo isso porque, por mais que você confie em quem lhe deu a informação, ainda assim ela pode ser apenas um mal entendido. E não seria conveniente você abordar o seu chefe somente com a alegação de que você ouviu falar, sem revelar quem falou.

Se a reação do seu chefe mostrar que, de fato, a sua substituição poderá vir a ocorrer, esqueça as causas que possam ter levado a ela. Se a decisão já foi tomada, ela não será revertida.

Enquanto isso, trabalhe para mostrar que a empresa pode ter sido precipitada. E obviamente, comece já a procurar outro emprego, enquanto você ainda está empregado e não precisará explicar a um entrevistador porque foi demitido.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: