2014-02-04

Trabalho em equipe é fundamental para a empresa - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 04/02/2014, sobre o trabalho em equipe.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Trabalho em equipe é fundamental para a empresa

trabalho em equipe

Uma ouvinte coloca uma questão essencial para a carreira de todos os funcionários. Ela escreve: "Nos comunicados internos e no site da nossa empresa, o trabalho em equipe é destacado como um dos pontos fortes da organização. Só que eu não vejo isso no dia a dia. Pelo contrário, parece que cada um está apostando a sua própria corrida, sem muita preocupação com os demais."

Vamos lá. Quem participa de uma entrevista de emprego sempre ouve a indefectível pergunta: "Como você se sente trabalhando em equipe?" E a resposta deve ser: "É o que eu mais gosto de fazer."

Como qualquer pessoa normal sabe, isso não é bem verdade. Na maior parte do tempo nós preferimos controlar o nosso ritmo de trabalho e não desperdiçar o nosso tempo ouvindo colegas que pouco ou nada têm a dizer.

O trabalho em equipe, porém, é fundamental para a empresa. Exércitos só vencem batalhas se souberem atacar e defender coordenadamente. Se cada soldado tentar ganhar sozinho a guerra, o resultado mais provável será a derrota.

O que o entrevistador está querendo saber mesmo é qual o grau de tolerância do candidato para com o trabalho em equipe. E é bom o candidato ter um bom exemplo para dar, mesmo que nunca tenha tido um emprego na vida. Por exemplo, que tipo de colaboração ele dava nos trabalhos em grupo na faculdade.

Aí, depois da contratação, a história muda. Os que trabalham em equipe são elogiados. No mais das vezes, porém, os individualistas é que são promovidos.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: