2014-03-14

Tome cuidado com as sugestões - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 14/03/2014, com um ouvinte que está com muitas dúvidas porque todas as pessoas que ele consulta têm opiniões bem diferentes sobre o mercado de trabalho.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Tome cuidado com as sugestões

sugestões

Um ouvinte escreve: "Tenho muitas dúvidas sobre minha situação profissional. Não tenho um plano definido sobre o que ainda preciso fazer. Tenho conversado com amigos e colegas de trabalho, mas ouço opiniões muito divergentes. A impressão que tenho é que o mercado de trabalho está confuso para todo mundo e não apenas para mim. Isso é correto?"

Não, você apenas está ouvindo as pessoas erradas. É até provável que uma delas possa estar lhe dando uma sugestão útil, mas é necessário que você saiba identificar quem pode ajudá-lo e quem só vai confundí-lo.

Para começar, somente ouça conselhos de quem já fez o que você pensa em fazer. Amigos tendem a lhe dizer o que você gostaria de ouvir, e por isso raramente apontam os seus defeitos com sinceridade. Quanto a um colega de trabalho, ele não será o seu melhor orientador se estiver na mesma situação que você.

Também não ouça sugestões de quem está amargurado ou decepcionado com a empresa ou com a carreira. Pessoas assim tendem a transferir para os outros as próprias frustrações, e você sai de uma conversa dessas achando que a situação é muito pior do que ela realmente é.

Evite também os profetas de si próprios, aquelas pessoas que falam sobre os grandes passos que pretendem dar como se o caminho já tivesse sido percorrido.

E aprenda a identificar os pessimistas, aqueles que, não importa o assunto, enxergam apenas o lado ruim da situação.

Ao dar essa peneirada, você eliminará os palpiteiros e se limitará a um ou dois colegas com os quais valerá a pena continuar conversando.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: