2014-04-21

O que as empresas esperam que um candidato a emprego coloque no quadro 'objetivo'? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 21/04/2014, sobre o que colocar no item "objetivo" em cadastros de emprego e currículos.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

O que as empresas esperam que um candidato a emprego coloque no quadro 'objetivo'?

preenchimento currículo

Uma ouvinte escreve: "Nos cadastros de sites de emprego há um quadro chamado 'Objetivo'. O espaço não é muito grande e não permite muitas explicações. Meu objetivo é o de conseguir um emprego que me permita ter uma boa ascensão profissional, mas que também me deixe tempo suficiente para continuar estudando. Só que o quadrinho do objetivo não comporta nem 20% desse texto. O que as empresas esperam que um candidato escreva?"

A função desejada. Por exemplo, assistente administrativo ou auxiliar de logística ou gerente de suprimentos. Ou então você pode mencionar apenas a área do seu interesse. Por exemplo, setor de informática ou setor de recursos humanos.

Eu entendo a razão da sua pergunta porque não há, nos cadastros, nenhum outro quadro no qual você possa se alongar e dizer algo específico a seu respeito. Mas você precisa entender que esses cadastros funcionam através de uma busca por parte dos interessados. E essa busca se dá através das palavras-chave mais comuns, que são o nome da função, da área, do curso concluído, do endereço residencial e, eventualmente, da idade no caso de trainees. Ao digitar o que deseja, o interessado visualizará uma série de currículos, cujos detalhes batem com os pré-requisitos da empresa.

Esse é o sistema ideal? Não, mas é o mais simples para consultas. Se você decidir mandar currículos por correio ou e-mail, haverá mais espaço para você manifestar os seus interesses pessoais. Mas faça isso no final, com um título como "Ambições" ou "Aspirações". O quadrinho do objetivo, no início do currículo, deve continuar sendo claro e direto. Da mesma forma que é nos cadastros on-line.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: