2014-05-05

'Gostaria de dar uma guinada em minha carreira e não sei se engenharia civil é uma boa opção' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 05/05/2014, com um ouvinte que quer estudar engenharia civil para dar uma guinada na carreira.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Gostaria de dar uma guinada em minha carreira e não sei se engenharia civil é uma boa opção'

engenharia civil

Um ouvinte escreve: "Estou com 44 anos. No passado, fiz um curso de técnico de contabilidade, que me garantiu todos os empregos que tive até hoje. Porém, gostaria muito de dar uma guinada em minha carreira. E sei que, se não fizer isso já, provavelmente não farei mais. Tenho pesquisado as categorias profissionais que oferecem bons salários e não estão saturadas. E cheguei à conclusão de que uma opção interessante seria engenharia civil. Você considera que essa poderia ser uma boa escolha?"

Vamos lá. Primeiro, a sua decisão de não esperar pela estagnação é louvável. E segundo, sim, engenharia civil vem sendo, consistentemente, uma área que oferece oportunidades.

Agora, vem a parte que você não irá gostar tanto. A guinada que você quer dar e muitos ouvintes na sua faixa etária também querem, não pode ter como ponto de partida um novo curso superior. O curso precisa ser a consequência de um processo.

Sendo mais específico, você precisa conhecer pessoas que atuem nessa área e que estejam dispostas a lhe dar uma oportunidade. Caso contrário, você corre o risco de concluir um curso e se deparar com empresas que não o contratarão porque você não tem experiência prática no ramo, o que é compreensível no seu caso. Mas também não tem referências, o que é algo que você poderia ter avaliado com cuidado antes de escolher o curso.

Portanto, mesmo que engenharia civil possa ser uma escolha acertada do ponto de vista estatístico, pode não ser a melhor em seu caso individual. Conhecer outros setores através de contatos pessoais seria o caminho mais correto para você escolher o curso que lhe permitirá dar a guinada desejada.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: