2014-06-06

'Estou com dificuldades em encontrar um vaga em sistemas de informação' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 06/06/2014, com um ouvinte que ainda está estudando e tem dificuldades de encontrar uma vaga de emprego em sistemas de informação.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Estou com dificuldades em encontrar um vaga em sistemas de informação'

sistemas de informação

Um ouvinte escreve: "Sou estudante de Sistemas de Informação, mas não possuo nenhuma experiência nessa área. Trabalhei durante seis anos no setor de call center e estou tendo dificuldades para conseguir uma vaga na área em que vou me formar. O que estaria me prejudicando mais? O longo tempo que eu passei em call center ou a falta de experiência em sistemas?"

Bom, não é o call center, fique tranquilo. A quantidade de jovens que atua ou já atuou nessa área é enorme. Se as empresas em geral decidissem rejeitar candidatos só por esse motivo, o mercado de trabalho brasileiro entraria em parafuso. Até pelo contrário, o call center conta como uma boa experiência no currículo de quem inicia a vida profissional, porque exige muito do funcionário e não oferece salários atraentes. Não por acaso, a rotatividade desse setor é a mais alta do mercado.

Mas pode ser que o seu problema também não seja a falta de experiência em sistemas, já que você ainda não concluiu o curso.

O que posso lhe sugerir é buscar uma vaga no setor de sistemas de informação em uma agência de serviços temporários ou terceirizados, porque as empresas vêm dando preferência a essas duas modalidades em vez de contratar funcionários efetivos.

O mais importante é que você não veja obstáculos onde eles não existem. O setor de sistemas de informação é um dos poucos que, através dos anos, vem consistentemente gerando novas vagas. E uma delas será sua.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: