2014-06-04

'Falta de um diploma pode prejudicar meu objetivo de ser gerente?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 04/06/2014, com um ouvinte que não tem o diploma de curso superior e quer saber se isso pode prejudicá-lo na carreira.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Falta de um diploma pode prejudicar meu objetivo de ser gerente?'

diploma curso superior

Um ouvinte escreve: "Estou empregado, ganho o suficiente para me manter e acredito que possa ter oportunidades de chegar a gerente nesta empresa. Porém, não consegui, ainda, concluir um curso superior. E tenho receio de que a falta desse diploma poderá vir a prejudicar meus planos, já que nos últimos dois anos todos os que foram promovidos a gerente aqui na empresa, tinham curso superior.

Eu não teria problemas em voltar a estudar, mas não teria condições de pagar uma faculdade de renome. Foi por isso que ainda não me decidi a voltar. Eu queria fazer o investimento valer a pena, pensando não só nesta empresa, mas também em outras de maior porte. Pergunto se o melhor seria esperar até poder cursar uma faculdade cuja reputação agregue peso a meu currículo, ou se as empresas não dão a esse fato a importância que eu penso que elas deem?"


Bom, algumas de fato, dão e fazem até mais do que isso. Elas mesmas vão recrutar os melhores alunos das faculdades mais conceituadas. Mas, em um caso como o seu, a coisa muda um pouco de figura. Como você já está trabalhando, uma eventual contratação se daria pelo balanço entre seu histórico profissional e o seu currículo acadêmico.

Minha sugestão seria a de que você fizesse a faculdade que seus recursos lhe permitissem pagar. No futuro, em uma entrevista, você poderá oferecer essa explicação e ela será bem entendida.

E você tem toda a razão quanto ao diploma de curso superior. Muitos gerentes não o tem e não vão ser demitidos por não tê-lo. Mas, aos candidatos a novas promoções, se exigirá, cada vez mais, que tenham.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: