2014-06-17

'Não estou conseguindo conviver com um chefe bem mais novo do que eu' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 17/06/2014, com um ouvinte que tem um chefe bem mais jovem do que ele e está tendo problemas em lidar com esse fato.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Não estou conseguindo conviver com um chefe bem mais novo do que eu'

diferença de idades no mercado de trabalho

Um ouvinte escreve: "Tenho 31 anos de carreira e 52 de idade. Durante os primeiros 25 anos de carreira, eu me orgulhei de nunca ter tido um chefe mais jovem do que eu. Um dia isso acabou acontecendo, mas não me abalou porque a diferença de idade entre nós era pequena. Eu tinha 46 anos e meu chefe, 42. Pois bem. Agora, a empresa contratou um novo chefe para o meu setor. Quase caí das pernas ao saber que ele tinha 28 anos de idade, quase a metade da minha, além de ele ter menos anos de vida do que eu de carreira. O garoto não é ruim tecnicamente, e nem me trata com desrespeito, muito pelo contrário, mas não estou conseguindo conviver com essa situação. De repente, parece que envelheci tudo o que não tinha envelhecido e que não tenho mais nenhum futuro. O que você me aconselha a fazer?"

Bom, começando pelo lado bom. Você está evitando tomar a pior das atitudes, que é a de tratar o seu jovem chefe com desdém, como se ele fosse um principiante sem nenhuma noção de como um departamento deve ser dirigido. Outra coisa que talvez possa confortá-lo é o fato de que a idade média dos chefes está mesmo diminuindo, em todas as empresas, muito em função da tecnologia, que exige dos gestores novas habilidades e mais rapidez.

A recomendação que posso lhe dar é a de entender como o seu chefe deseja que as coisas sejam feitas, em vez de tentar provar a ele que a sua experiência lhe dá o direito de fazer as coisas do seu modo. Mas o mais importante é você se lembrar que ninguém deve ser discriminado por idade. E que isso vale tanto para os mais novos quanto para os mais velhos.

Max Gehringer, para CBN.


Um comentário:

CintiaYamane disse...

uia, o seu blog tá todo amarelinho