2014-06-09

Posso renegociar a proposta de salário após uma entrevista de emprego? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 09/06/2014, sobre se é possível renegociar a proposta salarial após uma entrevista de emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Posso renegociar a proposta de salário após uma entrevista de emprego?

negociação salarial

Um ouvinte pergunta: "Posso aceitar um salário oferecido numa entrevista de emprego e depois pensar melhor e tentar renegociá-lo antes de ser contratado?"

Pode, claro. Enquanto você não assinar o contrato de trabalho, as discussões continuam abertas, mesmo que você tenha concordado inicialmente.

Dito isso, qual seria a probabilidade de a empresa vir a concordar com a sua solicitação para ganhar mais do que já aceitou? Bem pequena, a não ser que você apresente um novo argumento, um que não tenha sido abordado no processo de contratação. Por exemplo, ao saber que você iria sair, a sua empresa atual lhe ofereceu um reajuste. Você pode explicar à nova empresa que continua querendo sair, eventualmente até ganhando menos, mas gostaria que a diferença pudesse ser reduzida.

O que não pegaria bem seria você dizer que pensou melhor e que chegou à conclusão de que o salário oferecido era baixo. Isso certamente acabaria com a conversa, porque, se empresas em geral são meio reticentes em conceder aumentos para empregados com algum tempo de casa, imagine como elas reagiriam a alguém que peça aumento antes mesmo de começar a trabalhar.

Eu lhe diria que, se a diferença não for muito grande, o melhor seria você aceitar o que foi oferecido e perseguir o reajuste mostrando serviço. Caso contrário, o mais indicado é simplesmente comunicar a sua desistência, sem mencionar o salário. Pode até ser que a empresa, caso esteja muito interessada no seu passe, se disponha, por iniciativa dela, a rever a negociação. Mas esse é um risco que só você sabe se está em condições de correr.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: