2014-07-15

'Após 18 anos na mesma empresa, não consigo me adaptar aos novos trabalhos' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 15/07/2014, com um ouvinte que passou muito tempo numa mesma empresa e agora que mudou de emprego, está tendo dificuldade para se adaptar.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Após 18 anos na mesma empresa, não consigo me adaptar aos novos trabalhos'

novo emprego

"Não sei o que acontece comigo", escreve um ouvinte. "Tenho 39 anos de idade e durante 18 anos trabalhei na mesma empresa, que foi a primeira de minha carreira. Devido a uma reestruturação que ocorreu, o meu setor foi transferido para outro estado e eu fui demitido. Não tive dificuldade para conseguir outro emprego, mas não consegui ficar nem seis meses nele. A empresa era uma bagunça e eu pedi a conta. Passei meio ano desempregado até conseguir o emprego atual. Isso há quatro meses. Mas também não estou me dando bem aqui. Minha motivação é baixa e meus resultados não são bons. Não consigo entender porque eu, que era o modelo do funcionário estável, agora vejo minha carreira se tornar altamente instável. Será que meu erro foi ter passado tempo demais em uma só empresa?"

Não. Geralmente isso não é um erro, é um mérito. O erro costuma se manifestar depois, quando alguém, que ficou muito tempo em uma empresa e se acostumou demais com ela, quer encontrar em um novo emprego, o espelho do emprego anterior.

Na empresa em que você passou 18 anos, os seus eventuais defeitos já haviam sido aceitos por seus chefes e colegas. As suas virtudes já eram reconhecidas. E você não precisava mais ficar provando, todos os dias, do que era capaz. Ao recomeçar em um novo emprego, tudo isso desaparece. É necessário que você entenda como a nova empresa funciona, que habilidades são mais apreciadas nela, que tipo de comportamento gera elogios e quais atitudes provocam críticas.

Você já mostrou que pode ser estável. Agora, só precisa demonstrar que sabe assimilar bem o que será necessário para voltar a ser.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: