2014-07-24

Como calcular se é vantajoso ser PJ? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 24/07/2014, sobre como calcular quanto pedir como PJ, analisando se é vantajoso se tornar Pessoa Jurídica (PJ).

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Como calcular se é vantajoso ser PJ?

PJ pessoa jurídica

Um ouvinte escreve: "Recebi uma proposta para trabalhar como PJ. Sempre trabalhei como CLT e as pessoas que consultei me deram dois tipos de respostas. Algumas disseram que um PJ precisa ganhar, no mínimo, 30% a mais que um CLT. E outras me disseram que a conta é mais complicada, embora nenhuma delas soubesse como fazê-la."

Bom, vamos lá. O segundo grupo está certo. Não é possível chegar a um único percentual que sirva para todos os casos. Isso porque parte da remuneração de um empregado CLT é fixa e parte é variável. Por exemplo, férias e décimo-terceiro, que o CLT tem e o PJ não tem, são duas parcelas proporcionais ao salário. Mas convênio de assistência médica, vale-transporte e vale-refeição são valores fixos, que vão se tornando proporcionalmente menores na medida em que o salário cresce. Para quem ganha mil reais por mês, esses três valores são bem representativos, mas influenciam bem menos nas contas de quem ganha 20 mil reais por mês.

O que você precisa fazer é montar uma planilha específica para o seu caso, colocando em uma coluna tudo o que você recebe como CLT, incluindo fundo de garantia e INSS. Em outra coluna você deve listar tudo o que terá que pagar por sua própria conta, como transporte, alimentação, aposentadoria e contador, já que como PJ você se transformará em uma empresa.

Caso você tenha dificuldade para montar essa planilha, um contador fará isso por você a um preço módico, que lhe dará a informação exata para que você não erre no valor que irá pedir como PJ.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: