2014-07-18

'Não sei como devo me comportar com rumores sobre redução de quadro' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 18/07/2014, com um ouvinte que corre o risco de perder o emprego porque a empresa está em má situação e quer saber como se comportar nessa situação.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Não sei como devo me comportar com rumores sobre redução de quadro'

despedidos

Um ouvinte aflito escreve: "Corro o risco de perder o emprego porque a minha empresa está em má situação e há rumores de uma iminente redução de quadro. Não sei como devo me comportar."

Vamos lá. Não seja pessimista. Mas também não seja muito otimista imaginando que você possa estar seguro. Ninguém está seguro quando a situação financeira de uma empresa se deteriora.

Faça contatos com pessoas de outras empresas e informe a elas que você está empregado, mas teria interesse em trocar de emprego.

Mas também não seja o primeiro a abandonar o barco porque boas oportunidades costumam surgir em situações de crise. Por isso, não se esconda e mostre iniciativa. Pergunte ao seu chefe o que mais você pode fazer para ajudar, mesmo que sejam tarefas abaixo da sua capacidade. Proponha reduções de custo naquilo que você faz.

E faça contato com alguém de recursos humanos para o caso de surgir alguma vaga em setores que sofrem menos quando há cortes, como produção e vendas.

Também é importante que você não fique se lamentando. Quando há cortes, os pessimistas vão antes.

E além disso, avalie o seu comportamento. Quem tem muitas faltas ou muitos atrasos, tem maiores chances de entrar numa lista de dispensa, mas esse provavelmente não é o seu caso.

Agora, pensando na pior hipótese, a de você ser mesmo dispensado, relate em futuras entrevistas tudo o que você tentou fazer para ajudar a sua empresa atual a superar a crise. Só isso, vai lhe ajudar a conseguir outro emprego.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: