2014-07-03

'Trabalho em algo totalmente diferente da minha graduação, já que não encontrei emprego na área' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 03/07/2014, sobre como o curso superior é apenas um ponto de partida para a carreira, e não o seu destino imutável.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Trabalho em algo totalmente diferente da minha graduação, já que não encontrei emprego na área'

trilhar caminho carreira

Um ouvinte escreve: "Eu me formei faz quatro anos em um curso superior e não consegui emprego na área. Hoje, trabalho em algo totalmente diferente da minha graduação. O que você me sugere fazer?"

Sugiro que você relaxe e aproveite.

Um curso superior não é uma gaiola, nem uma prisão e nem uma sentença. Ele é o resultado de uma escolha, que foi feita em um determinado momento e por uma determinada circunstância. O que muda é essa circunstância.

E isso não ocorre somente porque o curso não é bem o que o aluno esperava. Ocorre muito mais porque o formando começa a trabalhar em uma função não relacionada ao curso e percebe que está se dando bem nela. Aí, vem aquela dúvida: "se eu estou na função certa, então fiz o curso errado". Ou vice-versa.

Se for isso que você está pensando, sugiro que não pense. Você concluiu um curso que você iniciou porque tinha uma série de informações. Agora, após começar a trabalhar, você tem novas informações.

Se a sua carreira o está levando a uma direção diferente, invista na carreira. Faça cursos de especialização naquilo que está se mostrando mais rentável para você.

No mercado de trabalho, existem bem poucos cursos superiores que possam ser qualificados como uma vocação que deva ser perseguida mesmo que o salário não seja compensador. A grande maioria faz um curso superior porque ele parece ser o começo mais propício para uma caminhada. Só que há outros caminhos que também podem ser trilhados.

Curso superior não é destino, é somente um ponto de partida.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: