2014-08-08

'Devo consultar meu superior sobre a minha ideia de engravidar?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 08/08/2014, com uma ouvinte que deseja engravidar, mas tem receio do que poderá acontecer com seu emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Devo consultar meu superior sobre a minha ideia de engravidar?'

gravidez no trabalho

Uma ouvinte escreve: "Sou casada há três anos e venho adiando um plano para engravidar, porque fico em dúvida se a empresa em que trabalho irá me manter empregada após o término da licença-maternidade. Seria prudente eu consultar o meu superior hierárquico a esse respeito?"

Não, não creio que seria. Pode até ser que ele lhe responda que, caso você venha a ter um filho, o seu emprego estará garantido quando você retornar ao trabalho. Mas e se ele lhe disser que seria melhor você esperar mais alguns anos para engravidar, porque você é muito importante para a empresa? Nesse caso, que atitude você tomaria? Adiaria seus planos familiares para se manter empregada?

Nos dias atuais, é cada vez maior o número de mulheres que vêm dando prioridade à carreira, adiando o casamento e a gravidez para quando estiverem mais estabilizadas profissionalmente e mais seguras financeiramente. Essa é uma decisão que deve ser respeitada, como também merece respeito uma decisão de priorizar a família. Nenhuma dessas duas decisões, porém, deve ser compartilhada com chefes ou empresas. A decisão é apenas sua e de seu marido.

Se a situação financeira de vocês dois não permite que vocês deem a um filho, a educação e o conforto que vocês pretendem dar, no caso de você eventualmente ficar desempregada, aí a decisão de esperar mais um pouco para engravidar precisa ser feita pensando no futuro da criança, que estará com vocês para sempre. E não na opinião de um chefe, que nessa equação é somente uma figura temporária e passageira.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: