2014-08-06

'Devo trabalhar em um escritório ou aceito emprego na empresa júnior da faculdade?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 06/08/2014, sobre como trabalhar numa empresa júnior de faculdade pode ser bom para o jovem no início de sua carreira.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Devo trabalhar em um escritório ou aceito emprego na empresa júnior da faculdade?'

dúvida empresa júnior ou emprego escritório

"Estou no terceiro ano do curso superior", um jovem ouvinte escreve. "Tenho duas possibilidades: a de começar a trabalhar em um escritório, recebendo um salário, ou a de fazer parte da empresa júnior da minha faculdade, mas sem remuneração. Qual seria o melhor caminho a seguir neste momento?"

Bom, parece que a primeira opção é a mais óbvia, porque vai lhe gerar um rendimento. Mas eu lhe aconselharia a segunda, pelo período de um ano. Através do serviço de consultoria prestado pela empresa júnior, você terá algumas oportunidades que o emprego fixo não lhe daria.

A primeira será a de conhecer profissionais bem empregados, dando-lhe a possibilidade de iniciar uma boa rede de contatos que poderá lhe ser bastante útil no futuro.

E a segunda é a de poder travar conhecimento com empresas de vários segmentos, o que lhe permitiria avaliar, na prática, as vantagens e desvantagens de cada setor e dos departamentos em que seria possível você atuar. Isso lhe daria, daqui a um ano quando você se formar, uma visão mais ampla sobre o mercado de trabalho, bem mais do que você conseguiria trabalhando em uma única área de uma única empresa.

Só faço uma pequena ressalva. A empresa júnior tanto pode lhe oferecer tarefas burocráticas quanto trabalhos com contatos externos. E estes são os que realmente farão a diferença. Se for para você ficar fazendo um trabalho como preparar planilhas ou relatórios, aí seria melhor você fazer isso recebendo um salário em uma empresa.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: