2014-08-11

Mercado de trabalho passa por período de baixa - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 11/08/2014, sobre como o mercado de trabalho anda num período de baixa.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Mercado de trabalho passa por período de baixa

mercado de trabalho em baixa

Aos ouvintes que têm escrito nos últimos dias, e não foram poucos, sobre a dificuldade que estão encontrando para conseguir uma proposta de emprego, ou mesmo um simples chamado para uma entrevista, quero reiterar duas sugestões.

Aos que estão empregados, mas se sentem profundamente insatisfeitos, a sugestão é não pedir a conta em um momento de raiva ou decepção. Aos que não estão empregados e não recebem nenhuma resposta ao enviar currículos, a sugestão é não entrar em pânico ou depressão.

Isso não está acontecendo porque os currículos não estão bem redigidos ou mesmo porque o círculo de relacionamentos emperrou. Está acontecendo porque o mercado de trabalho está realmente passando por um período de baixa. Os números divulgados por institutos confiáveis de pesquisas vem mostrando que a economia desacelerou, que a produção industrial vem caindo em relação ao ano passado e que as empresas estão segurando investimentos e contratações, incluindo reposições de vagas.

Essa situação não é anômala. Ela costuma ocorrer nos meses que antecedem eleições majoritárias. As grandes empresas, aquelas que puxam o trem da economia ao criar oportunidade para as empresas menores, estão fazendo o possível para conseguir faturar, mas estão relutantes em abrir novas vagas.

Dito isso, as vagas diminuíram, mas não acabaram. E quem persistir mais, terá mais chances de conseguir uma delas.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: