2014-08-04

Mercado esfriou mesmo? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 04/08/2014, sobre o atual mercado de trabalho, afetado pelas eleições que estão por vir.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Mercado esfriou mesmo?

mercado de trabalho em desaceleração

Um ouvinte escreve: "Estou empregado, mas não estou satisfeito. A empresa em que trabalho é de porte médio e acredito que eu já bati a cabeça no teto por aqui. Por isso, comecei a procurar opções e imaginei que não seria difícil conseguir ofertas, porque me formei em uma boa faculdade e tenho uma série de cursos de aperfeiçoamento. Liguei para todos os meus amigos e me coloquei a disposição para uma eventual entrevista nas empresas em que eles trabalham, mas quase todos me disseram que as admissões estão suspensas. É isso mesmo? O mercado esfriou?"

É bem possível. Eu sei de várias empresas que também deram uma segurada em novos investimentos e contratações. Esse é um fenômeno que parece se repetir em vésperas de eleições majoritárias, como a que vai ocorrer este ano. Um cientista político saberia explicar melhor do que eu os motivos para essa desaceleração.

Mas, na prática, as vendas de bens duráveis de maior preço tendem a cair, como vem ocorrendo com automóveis. E a divulgação de estatísticas de baixo ou nenhum crescimento em empresas de grande porte, parecem afetar os humores do mercado em geral, causando uma retração, seja ela real ou psicológica. E ela afeta as contratações.

Eu lhe sugiro, e por tabelas aos ouvintes que estão empregados, que não se precipitem e nem se preocupem em demasia. Daqui a alguns meses, após as eleições, o mercado de trabalho voltará à normalidade, como sempre voltou em anos eleitorais passados.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: